06/10/2025 - Um vídeo compartilhado nas redes sociais no domingo (5) de um cavalo caído sendo resgatado reacendeu o debate sobre as charretes turísticas com tração animal em Poços de Caldas (MG).
???? Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
No vídeo, algumas pessoas libertam o animal que estava preso a peças da charrete, o que permite que ele consiga se levantar (veja acima). O fato aconteceu na Avenida João Pinheiro, próximo à Praça Getúlio Vargas, onde as charretes costumam ficar estacionadas.
O prefeito Paulo Ney (PSD) se manifestou nas redes sociais e pressionou os vereadores a votarem o projeto de lei que proíbe o transporte turístico por tração animal.
Pessoas soltam cavalo que estava caído, preso à charrete em Poços de Caldas, MG
Reprodução redes sociais
A Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Poços de Caldas informou que está realizando uma rigorosa apuração do caso.
“De forma preliminar, atestamos que o cavalo envolvido está em plenas condições de saúde, é acostumado com a atividade e não sofreu qualquer ferimento decorrente do incidente, reiterando o compromisso da associação com o bem-estar e saúde dos animais”, afirmou a Associação.
Em suas redes sociais, o prefeito Paulo Ney diz que conta com o apoio de nossos vereadores para que o projeto que extingue o serviço de charretes por tração animal seja aprovado com urgência.
A proposta, enviada em junho à Câmara Municipal, prevê a substituição desse passeio feito por turistas por carruagens elétricas, que passariam a operar como meio de transporte turístico, mediante concessão pública.
De acordo com o projeto os serviços com cavalos seriam encerrados em até 90 dias a partir da publicação da lei.
Mas a Associação dos Condutores não concorda com a proposta.
“Quanto ao debate sobre o fim dos passeios de charrete, a Associação é categoricamente contrária a qualquer medida de encerramento imediato, uma vez que não há quaisquer indícios de maus-tratos decorrente da atividade, fato inclusive atestado por meio de laudos periciais judiciais. Em busca de uma solução justa e humana, a Associação propôs uma contraproposta ao Poder Legislativo que visa a finalização gradativa das atividades. Nela, solicitamos o devido respeito à idade elevada da maioria dos condutores e um aumento da indenização em dinheiro para que possam se realocar dignamente no mercado de trabalho”, afirmou em nota.
O serviço de charretes contempla, atualmente, 39 charretistas em Poços de Caldas.
Discussão dura 4 anos
Fim do uso de charretes puxadas por cavalos é discutida há quatro anos em Poços de Caldas
Reprodução EPTV
A discussão sobre o fim das charretes turísticas em Poços de Caldas vai completar 4 anos. Veja a cronologia:
Dezembro de 2021 - a Prefeitura de Poços de Caldas estipula prazo para mudança do serviço de charretes com tração animal por carruagens elétricas na cidade. Na época, o projeto estava em desenvolvimento. A mudança foi marcada para dia 4 de outubro de 2022.
Julho de 2022 - audiência pública realizada na Câmara Municipal define que o projeto passaria por alterações e o prazo não valeria mais.
Outubro de 2022 - prefeitura apresenta o protótipo das carruagens elétricas.
24 de janeiro de 2024 - edital de licitação para encontrar empresas interessadas em produzir carruagens elétricas é publicado no Diário Oficial do Município. As propostas para entrega de nove carruagens foram abertas no dia 8 de fevereiro.
3 de junho de 2024 - prefeitura anuncia o encaminhamento do projeto de lei à Câmara de Vereadores para o fim das charretes de aluguel. O documento previa que a partir de 4 de setembro de 2024 os serviços estivessem extintos.
Julho de 2024 - antes da votação do projeto de lei na Câmara, o prefeito na época, Sérgio Azevedo (PSDB), informa em uma transmissão pela internet que seriam cancelados todos os alvarás de funcionamento de charretes na cidade.
4 de setembro de 2024 - sem aprovação do projeto, a Prefeitura publicou ato administrativo suspendendo o serviço de charretes por 30 dias.
5 de setembro de 2024 - Justiça suspende o ato publicado um dia antes. No mesmo dia, a prefeitura publica um decreto proibindo a circulação de charretes na área central e na Avenida João Pinheiro.
6 de setembro de 2024 - Justiça suspende o decreto publicado um dia antes.
24 de junho de 2025 - Prefeitura envia à Câmara novo projeto de lei que propõe o fim da circulação de charretes com tração animal e sua substituição por carruagens elétricas.
13 de agosto de 2025 - Câmara realiza audiência pública para discutir proposta, mas evento é encerrado após tumulto.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos
|